domingo, 17 de maio de 2015

antes de coisas interessantes inteligentes e que promovam a introspecção....

VIVÓ BENFICA.

Tenho uma certa dificuldade entender esta fidelização a um clube de futebol. Eu nem sequer gosto de jogar à bola: uso óculos desde os 8 anos e posso garantir-vos que levar uma bolada na cara é doloroso (já me aconteceu) e que levar uma bolada na cara quando a bola bate primeiro nos óculos é muito mais doloroso (também já me aconteceu). Para além da dor, há sempre aquele momento fofinho em que tememos que, contra tudo o que o oculista nos disse sobre as nossas novas lentes XPTO, o vidro (que nem sequer é vidro) se estilhace em pedaços e nos cegue. Não é um momento a repetir. E se com uma bola de andebol é mau, com uma de futebol é bastante pior. Para além da razão dos óculos, nunca fui muito boa a jogar, não acerto um passo, e tenho fraca visão de jogo.

Por todas estas razões, não percebo honestamente esta cena clubística. Que eu tenho. Não fico doente quando o Benfica perde, não pago cotas, não sou sócia, não deixo de fazer coisas se o Benfica está a jogar. Não tenho quaisquer expectativas que os meus filhos venham a ser do Benfica - hão de torcer por quem quiserem - e não vou tomar atitudes nenhumas para que se interessem mais pelo Benfica do que por outro clube (o meu avô, que era do Sporting, quis oferecer-me uma Abelha Maia, daquelas que se punha a moedinha, para eu passar a ser do Sporting). Não me lembro de quando fui a última vez ao estádio e nem sequer tenho palavras para a quantidade de dinheiro e corrupção que uma coisa como o futebol movimenta.

Mas sou do Benfica. E gosto de ver jogos, quando jogam bem, gosto quando marcam golos e hoje, por razões óbvias, quero que o Benfica ganhe ao Guimarães. Mas porque quero que o Benfica ganhe, não porque quero que o Guimarães perca. E não, desculpem, não é a mesma coisa, porque o fundamento é diferente. Mesmo que, por razões óbvias, eu tenha perfeita consciência que o Benfica só ganha porque o Guimarães perde.

Vivó Benfica (e o Jesus, que sempre "acarditou" nos jogadores dele e nas suas capacidades, que não esmoreceu quando deixámos a "Xampionjs" e que tratou os problemas como "pinners" que eram).

Sem comentários:

Enviar um comentário